segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Egoísmo pessoal

De acordo com o Wikipédia, o significado de Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos ou necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de Altruísmo (que é, basicamente, o contrário de Egoísmo).
Você está cansado de ouvir que é egoísta, porque não é justo alguém dizer isso de você. Mas e se for mesmo verdade? E se você se tornou uma pessoa tão nojenta que está se tornando, pouco a pouco, cada vez mais detestável? Isso é repugnante... e vergonhoso.
Desde criança você aprende a dividir os brinquedos e quando cresce, aprende que nesse mundo as coisas não são da forma que você quer e, consequentemente, aprende (ou não) a compartilhar o pouco que você tem. Mas mesmo sabendo de tudo isso, ainda existem certos argumentos contra você que estão totalmente errados, como o fato de você só pensar em si mesmo. É mentira! Mas e se não for? Então, encare essa verdade.
Você procura argumentos para sua defesa, como dizer que não é egoísta, mas sim que pensa no seu bem, no seu futuro, no seu dia a dia, no seu... no seu... no seu! Só seu. Só você. Você só percebe quando alguém que está muito próximo a você usa sempre essa palavra para te definir: EGOÍSTA. Claro, isso é tão clichê! Mas você odeia pessoas egoístas e sabe por que? Porque você não suporta a ideia de alguém que pensa em si mesmo, quando deveria estar pensando em você. Afinal, você é egoísta também. Você gosta de chamar a atenção, gosta de todo mundo te olhando, falando de você e, principalmente, adora que gostem de você, porque te odiar é uma sentença pessoal de morte e quem o faz merece ser odiado por você.
Mas isso tudo é tão bom assim? Te faz querer continuar a viver dessa forma? Você está sozinho agora. Quem vai querer ficar com você quando só há espaço para você mesmo. Contudo, isso ainda não lhe parece errado... "O que há de errado?" é o que você pensa constantemente, então eu digo: VOCÊ É EGOÍSTA. Isso é algo ruim (?) Porque querer o melhor para si é coisa de gente esperta, você não quer ser como aqueles idiotas que vivem por fazer pelos outros e esquece de fazer algo por si próprio. Essa burrice é mesmo triste. Mas aí é que está: nem muito, nem pouco. Fazer pelos outros e fazer por você. Na medida, sem exageros. Tarefa nada fácil... mas não impossível.
Desapegar-se de si mesmo. Encontrar nos outros a beleza e a importância; a beleza de ser feliz sendo quem você é e a importância de saber fazer o que é certo por você e por quem está perto - ou até mesmo longe.
Saber reconhecer a verdade mesmo quando você não quer. Saber que não somos nada sem ninguém, ou seja, sozinhos não somos nada. 
A solidão nos mostra sempre a importância de ter alguém.

4 comentários:

FelisJunior disse...

...olá! ...é verdade...o egoísmo...tem duas pontas...o nosso e o dos outros...quem será mais?

Abraços e bom final de semana!

felisjunior.blogspot.com/

Mayara Caparroz disse...

Olá, tudo bem?

Obrigada pelo comentário e pela visita. Vou visitar o seu blog agora mesmo!

Volte sempre! :)

FelisJunior disse...

...olá! ..vim agradecer a sua participação em meu blog...obrigado!
...tá vendo...nenhum de nós dois foi egoísta...estamos, cada um "participando" do outro blog..."sozinhos não somos nada"...rsrs
Abraços e bom feriado!

Mayara Caparroz disse...

Viu só? hehe.
Ainda não tive tempo de ler os seus posts, mas não se preocupe que irei fazê-lo assim que possível.
E já vou dizendo que adoro fazer novas amizades na blogosfera e conhecer novos blogs - foi um prazer visitar o seu blog ;)

Tenha uma ótima semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...