quinta-feira, 15 de abril de 2010

Venha conhecer o JCC!

O JCC (Jovens Construindo a Cidadania) é um programa educacional das escolas públicas, dirigido pela Polícia Militar. Os grupos formados nas escolas, são orientados por um PM, onde os alunos participantes, ajudam a escola e a comunidade a promover a cidadania, realizando projetos sociais como: campanha do agasalho, ajuda e assistência à famílias necessitadas, com doação de mantimentos e roupas etc.
Além de proporcionar a cidadania com projetos sociais para a comunidade, o JCC tem a preocupação com os próprios jovens participantes do grupo, sendo assim, realizando palestras educativas como, por exemplo, contra as drogas e a violência. Em suma, se os próprios alunos querem lutar para proliferar a cidadania, é preciso começar por eles mesmos.
Este é o segundo ano que eu participo do JCC e sinto-me muito satisfeita, pois estimular o jovem de hoje em dia está muito difícil, mas quando este estimulo é implicado por outros jovens, o clichê é mais fácil de ser atingido.
E, além de proporcionar a cidadania entre os jovens, o JCC participa de eventos e excursões educativas, como a realização do encontro entre os jovens participantes no Complexo Argos, aqui em Jundiaí, onde foram realizadas atividades com o intuito de promover a cidadania, contando com apresentações de dança, peças de teatro educativas e música.

(Eu - de rosa - e meu grupo)

Outras atividades que o JCC promoveu para os jovens foi uma visita ao Museu dos Ferroviários, aqui em Jundiaí, para os alunos de uma escola pública; para a minha e mais duas escolas públicas, uma visita ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


(Alunos do JCC no jardim do Palácio dos Bandeirantes)

(Em frente a entrada principal)

(Meu grupo e o PM Santana)

Porém, pelo projeto ser dirigido e criado pela Polícia Militar, ainda há um grande número de preconceito, pois algumas pessoas acham que o JCC tem algum vínculo ligado diretamente com a polícia, sendo assim, o número de participantes ainda é pouco. Mas está aí o erro: o JCC NÃO tem função alguma em proporcionar ao jovem algum ligamento com a polícia. O objetivo nada mais é que ensinar ao jovem a cidadania. Nada de se meter em conflitos policiais, dedando atos criminosos ou algo parecido, é só o apoio a CIDADANIA!
Nossos objetivos são apenas ensinar e acolher aqueles que precisam de ajuda, seja com as campanhas que o JCC realiza e até mesmo estimulando e ensinando o jovem, a manter-se longe das drogas e da violência, um dos grandes problemas na adolescência nos dias de hoje.
Então, se a sua escola conta com a participação do JCC, não fique de fora: participe! Agora, se a sua escola não tem vinculo com o projeto ou se você não estuda mais, não fique de fora, ajude nossas campanhas e fique por dentro dos eventos!

JCC – Jovens Construindo a Cidadania! :)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...